terça-feira, 19 de abril de 2011

Texto da Semana: A Cristo, o Senhor, é que estais servindo

"... A Cristo, o Senhor, é que estais servindo;" (Cl 3.24, parte b)

A distância entre a nossa vida secular e a nossa vida espiritual é um pouco mais curta do que muitos acreditam. A partir do momento que aceitamos a Cristo como o Senhor da nossa vida, os Seus ensinamentos e as Suas ordenações atingem todas as nossas interações sociais. O "servir a Cristo" se reflete em tudo que venhamos a fazer em qualquer aspecto da nossa existência humana. A percepção disso altera o nosso comportamento a fim de fazermos aquilo que agrada ao Senhor. Vejamos o contexto onde esta inserido o versículo acima, no livro de Colossenses:

"3.18. Esposas, sede submissas ao próprio marido, como convém no Senhor.
3.19. Maridos, amai a vossas esposas e não a trateis com amargura. (Ef 5.25 - "Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela,")
3.20. Filhos, em tudo obedecei a vossos pais;  pois fazê-lo é grato diante do Senhor.
3.21. Pais, não irriteis os vossos filhos, para que não fiquem desanimados. (Ef. 6.4 - "E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor" )
3.22. Servos, obedecei em tudo ao vosso senhor, segundo a carne, não servindo apenas sob vigilância, visando tão-somente agradar homens, mas em singileza de coração, temendo ao Senhor.
3.23. Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens,
3.24. cientes de que recebereis do Senhor a recompensa da herança. A Cristo o Senhor, é que estais servindo;
3.25. pois aquele que faz injustiça receberá em troco a injustiça feita; e nisso não há acepção de pessoas.
4.1. Senhores, tratai os servos com justiça e equidade, certos de que também vós tendes Senhor nos céus."

Tenho certeza que, se você não tivesse lido o que acima transcrevi da Palavra do Senhor, você jamais iria associar a execução do seu trabalho secular ao "servir ao Senhor". Não nos é natural essa percepção, pois a nossa atividade laboral é uma das coisas mais seculares que há. E a nossa tendência é fazermos uma separação bem definida sobre o que diz respeito a vida secular e a religiosa. Porém, não é isso que apreendemos da leitura acima. Como podemos observar, o Senhor deseja influenciar e participar de toda a nossa vida, independente do papel que estivermos desempenhando. Devemos enxerga-Lo em todos os nossos relacionamentos e em qualquer atividades que venhamos a desenvolver. Ele não é apenas o nosso referencial de comportamento, mas também é o destinatário final do nosso comportamento. Devemos agir como Ele agiu. Mas também é para Ele que devemos agir, conforme esta escrito em Romanos 11.36: "Porque dele, por ele e para ele são todas as coisas. Glória pois a ele eternamente. Amém."
 
Você percebe como é glorioso servir ao Senhor com o seu trabalho secular? Veja bem, o versículo-tema citado não se refere ao trabalho que fazemos para o reino de Deus (a obra do Senhor) no nosso ambiente de trabalho, embora não devamos perder essa oportunidade. Nem tão pouco está escrito: "servir ao Senhor com o resultado do seu trabalho". Ou seja, não está se referindo à consequência final do trabalho: o salário, que é regulado em um outro texto bíblico. O conteúdo do capítulo 3.22 ao 4.1, diz respeito a execução do trabalho em si; em como exercer a sua profissão de maneira a agradar ao Senhor, a quem você estará servindo também nesse momento.

É glorioso entender isso, pois muda toda a forma como compreendemos o trabalho. Se é para o Senhor, o trabalho não pode ser feito de qualquer forma. Não podemos fazê-lo murmurando, mas em obediência a aqueles que presidem sobre nós. Nem tão pouco visando vantagem indevida. Ele deverá ser exercido com integridade, de forma justa e honrada. Com dedicação e "singileza de coração". Ou seja, de maneira autêntica e sincera. E isso tudo deve ser observado em todo tempo, mesmo quando não estamos sendo monitorados. Quer você se encontre na posição de empregado (servo) ou de empregador (senhor), as orientações trazidas nesses versículos demonstram o quanto o Senhor quer intervir na nossa existência regulando o nosso comportamento a fim de que O agrademos em tudo.

Não devemos restringir nossa adoração ao Senhor apenas as nossas atividades na igreja ou às disciplinas espirituais, tais como jejum, oração e leitura da palavra. Ele é a origem de onde provêm todas as coisas, inclusive a habilidade para exercer a profissão que você escolheu. Por isso, tudo que fazemos deve retornar em glorificação para Ele. Só há vantagens em reconhecê-Lo como Senhor nos nossos caminhos, conforme disse o sábio: "Reconhece-o em todos os teus caminhos e ele endireitará as tuas veredas." (Pv 3.6)

Percebeu como não devemos afastar Deus dos nossos afazeres cotidiamos? Se isso acontecer perderemos a oportunidade de, conscientes, glorificarmos ao Senhor a todo momento, conforme afirma o versículo: "Portanto, quer comais, quer bebais, ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus." (1Co 10.31)

Deus vos abençoe, amados!

 Gileani Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário